DESAFIOS DA VALIDADE NA CONTRATAÇÃO DIGITAL
REFLEXÕES PARA A SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO
Resumo
A pesquisa aborda a temática dos direitos humanos e a sociedade da informação e comunicação, destacando os desafios enfrentados pelo campo do Direito devido aos avanços tecnológicos. Questões como segurança nas transações e a vulnerabilidade dos consumidores em relação à privacidade e validade são analisadas. O estudo investiga a controvérsia em torno da aplicabilidade das normas que regulam os defeitos no consentimento aos contratos celebrados eletronicamente. No contexto atual, as transformações rápidas e profundas causadas pelos avanços tecnológicos afetam nossos comportamentos e demandam uma adaptação do Direito, que muitas vezes possui um ritmo lento e burocrático. Os avanços tecnológicos têm impactado a sociedade, alterando nossa forma de pensar, agir e nos relacionar. A internet desempenha um papel significativo nesse cenário, impulsionando o comércio eletrônico e aumentando o volume de transações comerciais. No entanto, essa nova forma de interação contratual gera incertezas quanto à aplicabilidade das normas legais tradicionais e levanta a necessidade de revisar os métodos de transação diante das mudanças trazidas pelas tecnologias digitais. O objetivo da pesquisa é contribuir para uma compreensão mais clara das questões legais relacionadas aos contratos eletrônicos, fornecendo subsídios teóricos e normativos para tomada de decisões e aprimoramento das regulamentações existentes. Diante da variedade de situações jurídicas contemporâneas e dos desafios que surgem, é evidente a necessidade de abordar a falta de segurança nas transações eletrônicas e a vulnerabilidade dos consumidores. A questão dos acordos digitais na interação de consumo, ainda em estágio de evolução no contexto jurídico-social, apresenta complicações significativas. O comércio digital está se tornando o principal meio para as transações comerciais em todo o mundo, e é fundamental garantir aos consumidores desse ambiente uma proteção clara e efetiva, equivalente àquela oferecida nas formas convencionais de comércio. A pesquisa analisa a legitimidade dos pactos digitais e a aplicabilidade dos princípios jurídicos existentes para regulamentar adequadamente os contratos eletrônicos. Por meio de uma revisão crítica da literatura, são apresentadas reflexões e recomendações para enfrentar esses desafios e promover a efetiva realização dos direitos humanos na sociedade de informação e comunicação, com foco na proteção da privacidade e validade nos contratos eletrônicos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista de Direito Público da PGM-Londrina o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.
- É permitida a reprodução de artigos em qualquer meio, desde que citada a fonte.