ADMINISTRAÇÃO GERENCIAL E PODER JUDICIÁRIO
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA SOCIEDADE 4.0
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo estudar o conceito de humanismo e sua relação com a administração pública gerencial, interligando ambos com a ascensão constante da inteligência artificial. Desse modo, o trabalho visa relacionar o tema a contornos e direções que a inteligência artificial está estabelecendo nas cortes superiores do Brasil. O método de pesquisa utilizado no presente artigo é o dedutivo, atrelado à técnica de pesquisa bibliográfica no modelo teórico-dogmático, se valendo de axiomas de doutrinas e estudos científicos. Consequentemente, a pesquisa questiona se a computação cognitiva é compatível com os princípios democráticos e com os direitos humanos, destacando a evolução da inteligência artificial, seu conceito, funcionamento e benefícios e malefícios. O artigo também ressalta os tipos de inteligência artificial já incorporados nos Tribunais, em especial, nos Tribunais Superiores e no Supremo Tribunal Federal, bem como a legislação existente sobre o tema e a recente resolução criada pelo CNJ, a qual destaca a importância do acesso a dados para desenvolver o aprendizado da máquina.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista de Direito Público da PGM-Londrina o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.
- É permitida a reprodução de artigos em qualquer meio, desde que citada a fonte.