A PESQUISA DE PREÇOS NAS LICITAÇÕES PÚBLICAS
APLICAÇÃO DO FRAMEWORK PREÇO E SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS A PARTIR DO ACÓRDÃO 3146/24 DO TCE-PR
Resumo
A pesquisa de preços é uma etapa necessária nos processos de compras governamentais, fornecida como base para a definição do valor estimado da contratação. No entanto, falhas metodológicas podem comprometer a regularidade das contratações, resultando em questionamentos, falta de isonomia e transparência. Diante disso, este estudo investiga como o Framework PREÇO e as soluções tecnológicas podem aprimorar a pesquisa de preços, para dar maior conformidade com a exigência dos Tribunais de Contas. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, analisando o Acórdão nº 3146/2024 do TCE-PR, que apontou irregularidades na definição do preço de referência em uma dispensa de licitação. Como solução propõe-se a aplicação do Framework PREÇO, estruturado para padronizar e aperfeiçoar a pesquisa de preços, aliando-se ao uso de banco de preços eletrônicos, para dar maior rastreabilidade e eficiência. Conclui-se que a adoção de metodologias padronizadas e ferramentas tecnológicas fortalece a governança pública, reduz riscos e otimiza os mecanismos de controle externo, promovendo contratações mais seguras e transparentes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista de Direito Público da PGM-Londrina o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.
- É permitida a reprodução de artigos em qualquer meio, desde que citada a fonte.