SEGURANÇA JURÍDICA EM MATÉRIA TRIBUTÁRIA: UMA QUESTÃO DE PRINCÍPIO
Resumo
A segurança jurídica é necessária nas relações sociais para estabilizar as situações jurídicas estabelecidas no âmbito tributário, bem como a importância das ações administrativas no ordenamento jurídico interno. Ao apontar as contribuições e limitações da relação entre o Fisco e o contribuinte como uma relação entre o Estado e o particular deve-se reconhecer a importância da segurança jurídica, para evitar surpresas e criar um desequilíbrio. O objetivo da pesquisa é analisar a segurança jurídica em matéria tributária, destacando importantes ferramentas, também incluídas nos princípios, que impedem as ações arbitrárias do Estado em relação ao contribuinte. Consolida-se na aplicação da técnica de pesquisa consistente na revisão sistemática da literatura e utilização do método descritivo realizado a partir de revisão bibliográfica de artigos e livros. Os resultados mostram que a segurança jurídica é obtida de diferentes formas e com instrumentos diversos, mas que, na seara tributária ganha relevo ao se exteriorizar através da vedação ao Estado de instituir ou majorar tributos sem prévia legislação e com tempo suficiente para que o contribuinte se organize. Se assim não fosse, restaria prejudicado o equilíbrio nas relações tributárias.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista de Direito Público da PGM-Londrina o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.
- É permitida a reprodução de artigos em qualquer meio, desde que citada a fonte.