REFORMA TRIBUTÁRIA E COOPERATIVISMO
REFLEXÕES SOBRE O ADEQUADO TRATAMENTO TRIBUTÁRIO DO ATO COOPERATIVO NA PEC 45/2019
Resumo
A compreensão da natureza jurídica das cooperativas ainda não é pacificado no ordenamento jurídico brasileiro, embora haja certo consenso que estas sociedades mereçam tratamento jurídico diferenciado, de acordo com suas peculiaridades. Tanto é assim que a Constituição Federal cuidou em prescrever-lhes a necessidade de um adequado tratamento tributário, embora não defina o que há de ser compreendido como tal. Neste sentido, o presente estudo busca compreender se a proposta de reforma ao sistema tributário nacional representa ou não avanço nesta compreensão. Para isso, cuida em discorrer sobre o que haveria de ser compreendido como adequado tratamento tributário do ato cooperativo, motivo pelo qual valendo-se desta premissa, em método dedutivo, observa que, embora a proposta apresenta melhor deslinde da matéria, ainda falha em precisá-lo, renovando a esperança da suposta lei complementar, aguarda desde a publicação da Constituição Federal de 1988.
Palavras-chave: cooperativismo; adequado tratamento tributário; reforma tributária;
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista de Direito Público da PGM-Londrina o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.
- É permitida a reprodução de artigos em qualquer meio, desde que citada a fonte.